Seu Reflexo Quer Te Matar: O Horror Distópico de It Has My Face

O novo roguelite em primeira pessoa mistura suspense, dedução social e clones assassinos em uma distopia pixelada e perturbadora.
Desenvolvido pela NightByte Games (a dupla de irmãos Salih e Furkan Ünal), o jogo nasceu como um projeto acadêmico que evoluiu para um indie viral no Itch.io. Agora, com a publicação da Behaviour Interactive (estúdio por trás de Dead by Daylight), está programado para lançamento em Early Access no Steam ainda em 2025

- Gênero: horror roguelite em primeira pessoa com elementos de dedução social e survival horror
- Marco principal: sua missão é encontrar e eliminar seu clone antes que ele elimine você, tudo isso em meio a uma multidão cheia de NPCs com aparência semelhante .
- Elementos procedurais: mapas, inteligência artificial e armas são randomizados a cada partida, garantindo que cada sessão seja única
O game começa com você olhando no espelho para conferir detalhes do seu personagem pixelado incluindo cor de pele, roupa, penteado para identificar seu clone, Há NPCs confusos na multidão, alguns até fingem ser seu clone. Uma decisão errada, como atirar em alguém com bigode errado ou cor de camisa diferente, pode custar sua vida. Para se defender, você precisa encontrar caixas de armas espalhadas pelo mapa, que oferecem opções como revólver, dinamite, bomba ou faca, especialmente evite o bastão, considerado a pior escolha
Após cada turno, há uma tela de progresso onde você ganha pontos por ações como eliminar só o clone ou agir rapidamente. Porém, se morrer antes de preencher a barra, seu progresso é zerado. Com o tempo, você desbloqueia novas táticas, armas e mutadores aleatórios: quedas de iluminação, hitman perseguindo você, NPCs armados e até mudanças constantes no visual do seu personagem para confundir sua percepção

O lançamento em Early Access ainda em 2025 deve adicionar conteúdo novo: armas adicionais, mutadores ainda mais variados, possivelmente modos de jogo alternativos e narrativa expandida. Comunidade e feedback serão fundamentais na fase de acesso antecipado, as mecânicas e ambientação devem evoluir com base no que os jogadores descobrirem e pedirão.
It Has My Face combina de forma engenhosa mecânicas consagradas de diversos títulos renomados para criar uma experiência verdadeiramente única. Do Among Us, herda a tensão da dedução social, onde o jogador precisa observar comportamentos sutis e tomar decisões baseadas em suspeitas — mas aqui, o desafio é ainda mais intenso, pois todos os NPCs têm aparências quase idênticas. De Hitman, o jogo empresta a lógica da identidade visual como fator letal, forçando você a memorizar os mínimos detalhes do seu reflexo para distinguir seu clone antes que ele te encontre. E, assim como em Dead by Daylight, há uma constante sensação de pavor iminente, com o horror emergente surgindo das próprias ações imprevisíveis do ambiente e dos personagens ao seu redor.

O resultado é um roguelite em primeira pessoa com altíssima rejogabilidade, onde cada partida apresenta uma configuração única, graças a mapas, inimigos, armas e modificadores gerados proceduralmente. Nenhuma tentativa é igual à anterior, e a cada nova rodada o jogo adiciona camadas de complexidade: clones que se comportam de formas diferentes, NPCs que interagem com você, efeitos ambientais aleatórios (como cortes de energia e visões confusas) e até mudanças no seu próprio visual, confundindo a sua percepção de quem é você no meio do caos.

A ambientação é outro trunfo. Com forte inspiração em distopias tecnológicas, o universo de It Has My Face transmite uma sensação constante de desorientação: ruas sujas envoltas em neblina, anúncios holográficos, edifícios opressores e ruídos urbanos criam uma atmosfera sufocante. O jogo parece perguntar o tempo todo: “Você é mesmo quem pensa que é?”, e coloca essa dúvida no centro do gameplay. A paranoia não é só uma consequência: é o combustível da jogabilidade.
O demo gratuito já está disponível para Windows, macOS e Linux, com feedback extremamente positivo da comunidade indie e de entusiastas do gênero. Ele entrega um vislumbre de um sistema de progressão robusto, repleto de desbloqueios, mutações e desafios adicionais, que prometem crescer ainda mais na versão final. Com a Behaviour Interactive assumindo a publicação, a expectativa é de que o jogo receba um polimento profissional e bastante conteúdo adicional ao longo de 2025, especialmente durante a fase de Early Access no Steam.
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